Em mais um capítulo do embate entre o dono da rede social X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o bilionário afirmou que o magistrado teria tirado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da prisão e ajudado a elegê-lo. A declaração foi feita no perfil de Musk na rede X nesta segunda-feira (8).
– Como Alexandre tirou Lula da prisão e colocou o dedo na balança para eleger Lula, Lula obviamente não tomará nenhuma atitude contra ele. A próxima eleição será fundamental – escreveu.
A postagem em questão foi feita minutos após outra na qual Musk instava o Parlamento do Brasil a levar em frente um processo de impeachment contra Moraes.
– Porque é que o parlamento permite que Alexandre de Moraes [tenha] o poder de um ditador brutal? Eles foram eleitos, ele não. Jogue-o fora – declarou.
EMBATE ENTRE MUSK E MORAES No último fim de semana, Elon Musk e Alexandre de Moraes travaram um embate que culminou até na inclusão do bilionário no inquérito das milícias digitais, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O “confronto” começou ainda na madrugada do último sábado (6), quando Musk questionou Moraes sobre a necessidade “de tanta censura no Brasil”.
– Por que você está determinando tanta censura no Brasil? – indagou Musk em uma publicação feita por Moraes em janeiro, na rede social X, na qual o ministro do STF parabenizava Ricardo Lewandowski pelo novo cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.
Horas depois, em uma série de publicações na plataforma, o empresário disse que iria restaurar as contas banidas por decisões do ministro, ainda que isso levasse o X a deixar sua representação no Brasil e a perder receitas.
– Estamos levantando todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. As restrições de conteúdo no Brasil foram removidas – afirmou.
No início da tarde do último domingo (7), Musk foi ainda mais incisivo no embate contra o ministro e afirmou que o X publicaria tudo o que já tinha sido exigido pelo magistrado e “como essas solicitações violam a legislação brasileira”.
– Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil. Ele deveria renunciar ou sofrer impeachment. Vergonha, Alexandre de Moraes, vergonha – afirmou.
Depois das manifestações de Musk, Alexandre de Moraes incluiu, também neste domingo, o dono da rede social X como investigado no inquérito das milícias digitais pelo que chamou de “dolosa instrumentalização” da plataforma.
O magistrado também determinou a abertura de outro inquérito para investigar o bilionário por suposta obstrução da Justiça “inclusive em organização criminosa e incitação ao crime”.
Moraes ordenou que a rede social X não venha a “desobedecer qualquer ordem judicial já emanada” pela Justiça do Brasil, mencionando a reativação de perfis que estão bloqueados na plataforma por determinação do STF ou do TSE. Caso haja descumprimento, foi estabelecida uma multa diária por perfil no valor de R$ 100 mil.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.