Os Estados Unidos anunciarão, na próxima sexta-feira (23), um grande pacote de sanções contra a Rússia por causa da morte do líder opositor russo Alexei Navalny. A informação a respeito da decisão do governo americano foi antecipada, nesta terça-feira (20), pelo porta-voz da Casa Branca, John Kirby.
– O objetivo das sanções será responsabilizar a Rússia pela morte de Navalny e punir o presidente do país, Vladimir Putin, pela guerra feroz e brutal que está travando contra a Ucrânia – disse Kirby.
A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva. O porta-voz não especificou quais sanções específicas os EUA imporão à Rússia, que tem sido submetida a inúmeras restrições econômicas tanto por Washington quanto pela União Europeia desde que iniciou sua invasão da Ucrânia há quase dois anos.
O governo Biden impôs várias sanções contra a Rússia, incluindo ações para isolar os oligarcas próximos de Putin, sanções contra o setor de energia e a exclusão dos bancos russos do sistema internacional de comunicação interbancária SWIFT, o que isolou ainda mais a economia russa do sistema financeiro internacional.
Na última sexta-feira (16), logo após a divulgação da morte de Navalny, Biden fez um discurso na Casa Branca no qual responsabilizou Putin diretamente pela morte e avisou que estava avaliando diferentes opções para responder ao acontecido.
O presidente dos EUA já havia alertado em 2021, depois de se reunir com Putin em Genebra, que haveria “consequências devastadoras” para a Rússia se Navalny morresse na prisão.
*EFE