O neurocirurgião Ricardo Barbosa, que atuava em clínicas no Recife, foi demitido nesta sexta-feira (12) depois de ironizar nas redes sociais a morte do ativista conservador americano Charlie Kirk.
Ao comentar a notícia, ele escreveu
– Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical.
A Recife Day Clinic, onde Barbosa atendia, divulgou nota afirmando que as opiniões do médico são pessoais e não refletem os valores da instituição. A clínica destacou que ele foi afastado de suas funções diante da gravidade do caso.
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) também abriu uma investigação para apurar a conduta do profissional.
O comentário do médico repercutiu nas redes sociais e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou duramente a postura do médico.
– Neurocirurgião de Recife comemorando a morte de um pai inocente. Imagina deixar sua vida nas mãos desse médico? O que ele seria capaz se descobrisse que o paciente é de direita? – escreveu.
Nikolas ainda citou a Resolução CFM nº 2.217/2018, que obriga médicos a respeitar a vida e a dignidade humana, e proíbe discriminação ou desrespeito a qualquer pessoa.