https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/014add014e2fe37fa5cc062c69f4e5c4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/4dc43188739065c0b1a7fe1e242fc387.jpg
Biden diz que pretende construir relação melhor com a China
Noticias
Publicado em 14/11/2023

Nesta terça-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que pretende construir uma “relação melhor” com a China quando se encontrar com o mandatário chinês, Xi Jinping, na quarta-feira (15).

Questionado pelos jornalistas na Casa Branca, o líder democrata afirmou que o encontro será um sucesso se conseguirem “voltar à correspondência normal”, se conseguirem telefonar um ao outro quando houver uma “crise” e se os dois exércitos mantiverem “contato” um com o outro.

– Não estamos tentando nos desvincular da China. O que estamos tentando fazer é mudar a relação para melhor – afirmou.

O democrata comentou que a China tem problemas econômicos e que a melhoria dos salários dos trabalhadores chineses seria “benéfica para todos”, mas advertiu que isso não pode ser conseguido à custa das regras comerciais.

Biden e Xi terão um encontro presencial na quarta-feira em San Francisco, no estado da Califórnia, à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

Os dois líderes se encontraram pela última vez há pouco mais de um ano, durante a cúpula do G20 em Bali, na Indonésia, onde concordaram em manter contatos regulares após anos de deterioração das relações bilaterais devido à guerra comercial entre as duas potências, à situação em Taiwan e às atividades militares no mar da China Meridional.

Mas essa aproximação foi abalada em fevereiro deste ano, quando os EUA acusaram a China de enviar um balão de espionagem para o espaço aéreo americano.

Desde junho, Estados Unidos e China têm tentado reconstruir os canais de comunicação com várias reuniões, incluindo uma viagem a Pequim do secretário de Estado americano, Antony Blinken, e outra a Washington do ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.

*EFE

Comentários