Neste domingo (5), depois que os portões das escolas foram fechados, o ministro da Educação, Camilo Santana, publicou um vídeo para revelar o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023.
Os 3,9 milhões de participantes inscritos tiveram que discorrer sobre os Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Os estudantes precisam abordar o tema em até 30 linhas, apresentando uma estrutura de texto dissertativo-argumentativo. Isso é, ter explicações fundamentadas e apresentar suas argumentações sobre o assunto.
As redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Os alunos que fugirem do tema, apresentarem menos de sete linhas de texto, escreverem trecho desconectado com o tema e não apresentarem uma estrutura de texto dissertativo-argumentativo poderão receber nota zero.
Além da redação, os alunos tiveram que responder questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e língua estrangeira (inglês ou espanhol).
No próximo domingo (12), a prova do Enem aplicada terá os temas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.