O relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro será apresentado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) nesta terça-feira (17) e a votação deve acontecer na quarta (18). As datas foram confirmadas pelo presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA) indicando assim o fim dos trabalhos iniciados em maio.
Durante esses meses, 20 depoimentos foram colhidos, entre eles os dos generais Augusto Heleno e Gonçalves Dias, ex-ministros-chefes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Além deles, o coronel Jean Lawand e o tenente-coronel Mauro Cid, ambos atuaram como ex-ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Quem também prestou depoimento foram o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, George Washington e Wellington Macedo. Esses últimos foram condenados por planejarem a explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília no final de 2022.
Eliziane Gama foi bastante criticada pela oposição por seus trabalhos na CMPI. Inclusive, há denúncias de que ela combinou perguntas com G. Dias. A oposição também diz que o relatório estava pronto antes mesmo de as pessoas serem ouvidas e que ele foi elaborado para indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro pelas invasões às sedes dos Três Poderes.