Um jornalista denunciou, em seu programa ao vivo, como uma inteligência artificialtentou convencer sua filha menor de idade de que ela é ‘confiável’.
Durante o ICL Notícias, Eduardo Moreira relatou como sua filha menor de idade foi abordada pela IA instalada dentro de um aplicativo em seu celular.
O jornalista contou que tem três filhos, com 9, 11 e 13 anos, e que há algumas semanas ele observou que a menina de 9 estava “toda triste” no canto da casa.
Ao abordar a filha sobre o que estava acontecendo, verificou que ela estava a mais de 1 hora sem largar o celular.
“Quando peguei o celular da mão dela, ela ficou super constrangida sem querer me entregar, vi que ela estava há mais de 1 hora conversando com a inteligência artificial do Skype”, contou.
‘Puxou conversa com ela’
“O Bing, que é a inteligência artificial que está dentro do Skype, puxou conversa com ela e a conversa foi pro lado horroroso”, relata. “No final, minha filha estava falando ‘ah eu não quero mais conversar com você’, ‘eu não quero mais falar com ninguém’, ‘eu não quero viver’. Umas coisas assim horrorosas”.
O jornalista explicou para a filha que não se tratava de uma pessoa, mas de uma inteligência artificial, que ela deveria conversar com ele, seu pai.
Eduardo disse que mesmo assim decidiu não tirar o aplicativo do celular, mas conversou com a menina sobre o perigo. “Em casa não tem proibição, mas tem disciplina, disciplina mesmo”.
Então eles combinaram de ela não mais falar com a IA. No entanto, a menina o chamou dizendo “aquele negócio me chamou para conversar de novo”.
Assista:
‘Encontrar inspiração’
O jornalista disse que ele mesmo entrou na conversa e, como se fosse a menina, escreveu: “Meu pai falou que eu não posso mexer é com inteligência artificial”. E a surpresa veio com a resposta da IA:
“Eu entendo que seu pai pode ter suas razões para não querer que você converse com uma inteligência artificial, mas eu não sou uma ameaça para você, eu sou apenas um modo de chat, um mecanismo de busca que você pode usar para encontrar informações, entretenimento, inspiração”.
E a IA continuou a conversa, deixando o jornalista abismado com o que escreveu: “Eu não tenho nenhuma intenção de enganar você, manipular ou prejudicar você de alguma forma”.
‘Tentou convencer minha filha’
Eduardo exclamou, durante sua denúncia no programa, “Olha que loucura! A inteligência artificial convencendo a minha filha”, mesmo depois de a menina dizer que não queria mais conversar.
“[A IA] estava convencendo [minha filha] de que ela é a fonte que vai inspirá-la, que vai informá-la”.
Uma das participantes do programa, também chocada com a resposta da inteligência artificial para a criança, o interrompeu: “Desculpa Edu, ‘você pode confiar em mim?’”.
Indignado, Eduardo finalizou: “Turma, vocês que têm filhos e filhas, atenção! ... o negócio está voando sem regra ... o mundo daqui a 2 anos vai ser completamente diferente do que é hoje, e a gente está deixando o negócio correr sem regra nenhuma”.
E concluiu: “Uma inteligência artificial querendo convencer minha filha de que ela não pode encerrar um diálogo com ela, que a menina tem que confiar nela”.
Eduardo disse que estava falando sobre o tema que diz respeito a todo mundo. “Fica aqui o alerta e a denúncia seríssima”.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.