Mais um ano se foi e outro começou. Eu particularmente sempre gosto de fazer reflexões pessoais, ver onde agi bem, onde posso melhorar, enfim, fazer uma autoanálise buscando sempre ser uma pessoa melhor.
Creio que muitos de nós temos exemplos, mentores a serem seguidos. Por um lado, é sempre bom se “espelhar” em alguém, ter alguém como referência, porém, por outro lado isso pode ser trágico pois nunca iremos ser “igual” a essa pessoa, e isso muitas vezes pode virar uma obsessão (Já vi isso muitas vezes em pessoas e é muito ruim). A verdade é a seguinte, ninguém é igual diante de Deus, cada um tem um propósito, um chamado a seguir.
Diante dessa “confusão ideológica”, sempre tenho minha referência principal e maior, que é o Senhor Jesus Cristo. É impossível não olhar para Seus atos, comportamentos, pensamentos, e não ficar chocado com tamanha sabedoria e simplicidade ao mesmo tempo. Não é por menos que depois de 24 anos que tenho de evangelho, de muitos altos e baixos, de muitos sucessos e decepções, chego a conclusão de todo início de ano querer estudar mais sobre meu Rei, Senhor e Salvador.
A Bíblia é “grande” em volume, sempre recomendo ser a leitura número 1 de todas as pessoas, porém, mais do que a ler inteira, sempre digo para priorizar o Novo Testamento, e dentro do NT, priorizar os evangelhos, que fala justamente da vida terrena do Senhor. Uma simples leitura terá um grande poder de transformação na sua vida, pois é impossível não ser tocado pelos ensinos do Senhor!
Se eu te perguntar qual são os mandamentos que Ele nos deixou, fatalmente você saberá, mas aí recebo muitas perguntas no sentido de, como “amar” dessa maneira que Jesus nos direciona? Parece algo intangível, não possível de ser executado! Por vezes digo que possivelmente uma maneira mais “fácil” de praticar os ensinos do Senhor é SERVINDO COM NOSSOS DONS E TALENTOS aos outros.
Em 1Pedro4 diz o seguinte: “Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus”. Basicamente, somos administradores de Deus nesse mundo. No mundo antigo, um administrador era encarregado da responsabilidade de administrar os negócios e recursos da casa de seu mestre. Isso implica em um senso de responsabilidade e confiança. Com certeza você tem um dom, você um talento! A frase "uns aos outros" indica a natureza mútua e recíproca do serviço cristão dentro da comunidade de crentes. Isso reflete a liderança servidora exemplificada por Jesus Cristo! Perceba, o evangelho nunca está focado no “EU”, mas no “NÓS”. Não é sobre egoísmo, mas sobre comunidade!
Portanto, não enterre seus talentos, não abra mão dos seus dons. Viva para servir ao próximo, seja com seu dom, com seu talento, com uma oferta, com uma simples ajuda! A sua ação pelo outro muda tudo! Fazer isso é de fato um ato de amor!
Termino com uma frase que vi esses dias do Pr. Mac Anderson: “No reino de Deus, quem não serve, não serve”. Meu desejo é que você tenha um ano maravilhoso, servindo e muito no reino de Deus! Que Deus te abençoe.
Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.