https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/014add014e2fe37fa5cc062c69f4e5c4.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/239175/slider/4dc43188739065c0b1a7fe1e242fc387.jpg
Pastor compartilha 11 chaves para criar filhos segundo a Bíblia
Sociedade
Publicado em 12/03/2024

Kris Vallotton, autor e pastor da Bethel Church nos Estados Unidos, compartilhou 11 chaves para educar os filhos de forma bíblica.

Em postagem no Instagram, em dezembro do ano passado, Kris ensinou princípios que pais cristãos devem seguir para formar filhos fortes e saudáveis.

A primeira chave é ser consistente no relacionamento com as crianças e adolescentes, passando segurança e firmeza de caráter. “A paternidade não deve depender do seu humor”, afirmou Kris.

“Se certifique de que seus filhos possam contar com os mesmos resultados, independentemente de como você se sinta”.

A segunda chave a ser utilizada pelos pais cristãos é não gritar com os filhos, mas ensinar que o respeito não tem a ver com a agressividade verbal.

“Se sua voz precisa aumentar antes de você agir, você está ensinando a seus filhos que não está falando sério até que sua voz atinja um determinado volume”, ressaltou Vallotton.

Corrigir atitudes erradas

Conforme o autor, é necessário que os pais corrijam atitudes erradas e assim, corrijam os pensamentos errados. Essa é a terceira chave.

“Todo comportamento começa com um pensamento, que se manifesta numa atitude, e eventualmente se torna uma ação. Portanto, as más ações decorrem de pensamentos errados. Ao corrigir atitudes, você ensina seus filhos a administrar seu mundo interior para que não criem o caos em seu mundo exterior”, explicou Kris.

Na quarta chave, ele afirma que os assuntos importantes devem ser tratados pela primeira vez em casa, para que os filhos sejam educados pela visão bíblica.

“A primeira vez que aprendemos sobre um assunto, aceitamos como verdade. As informações subsequentes sobre o mesmo assunto serão avaliadas em relação à nossa experiência inicial e aceitas ou rejeitadas de acordo”, garantiu o pastor.

A quinta-chave para os pais é permitir que seus filhos aprendam com seus próprios erros. 

“Quando você os vir cometendo erros que não terão consequências graves, os deixe aprender com a experiência. Eles aprendem mais com seus fracassos do que com seus sucessos”, aconselhou Vallotton.

Na sexta chave, o pastor ensina a declarar palavras positivas para os filhos. “O que você pensa deles e o que você diz a eles tem um impacto sobre quem eles se tornam”, alertou.

O líder ainda incentivou os pais a ensinarem os filhos a resolverem conflitos, os deixando ver como o casal resolvem os seus próprios problemas – na sétima chave.

“Não os proteja de testemunhar você resolvendo seus problemas de maneira adequada. Eles precisam de ferramentas para navegar pelos conflitos, e não para evitá-los”, afirmou.

Kris também ressaltou a importância de criar um lar cheio de carinho e demonstrações de afeto aos filhos.

“Continue os abraçando e os beijando regularmente, mesmo durante a adolescência”, pontuou.

Respeito por figuras de autoridade

O pastor afirmou que é dever dos pais ensinar o respeito pelas figuras de autoridade. “Seus filhos não prosperarão na sociedade sem um respeito saudável pela autoridade", observou.

A penúltima chave é permitir que os filhos vejam os pais adorando a Jesus. “Permita que seus filhos ‘peguem você’ amando Jesus. Se lembre, as pessoas são influenciadas através da observação, não apenas através de argumentos”, disse.

Por último, Kris Vallotton lembrou aos pais que precisam ensinar seus filhos a lidarem com o dinheiro.

“Eles deveriam aprender sobre generosidade, confiar em Deus com suas finanças, administrar o dinheiro e criar riqueza. Ensine aos seus filhos que eles têm duas escolhas: podem servir a Deus ou podem servir ao dinheiro. Um deles será seu mestre”, concluiu o pastor.

Comentários