Uma pastora de uma megaigreja nos Estados Unidos chutou a Bíblia durante um culto com temática do Super Bowl – a final do campeonato da Liga de Futebol Americano.
O vídeo que mostra Allie Patterson chutando as Escrituras no altar da Crossroads Church, em Cincinnati, provocou indignação e críticas nas redes sociais.
Segundo o The Christian Post, a igreja promoveu promoveu uma série de mensagens com o tema de futebol americano, chamada de “Super Bowl of Preaching”.
No culto do último domingo (12), a ministração da Palavra incluiu uma ilustração de um jogo pelos pastores da igreja no púlpito.
Vestidos com camisetas de futebol, eles iniciaram a “partida” com o lançamento da Bíblia. A pastora Allie deu alguns passos para trás e chutou o exemplar, no lugar de uma bola, em direção a nave do templo.
“Patterson de volta com o chute... Oh meu Deus! Pela primeira vez em 18 anos, há um touchback para o pontapé inicial”, narra um líder, que interpretou o árbitro do jogo.
Em outro momento, a Bíblia é chutava mais uma vez, enquanto o restante dos “jogadores” saltam em cima do exemplar, se enfrentando.
Em vídeo no Instagram, Chase Catledge, pastor da Trinity Baptist Church em Great Falls, condenou a falta de temor com a Palavra de Deus por parte dos líderes da Crossroads Church.
“Tão desrespeitoso. Não é assim que se trata a Palavra sagrada de Deus. Como cristão e pastor, isso me enfurece. A Palavra de Deus é preciosa para nós”, afirmou Chase.
O pastor comparou o caso com a situação da Igreja perseguida, que luta para ter acesso à Palavra.
“Você sabe dos cristãos perseguidos que estão sendo pegos lendo a Bíblia hoje em dia, arriscando suas vidas para ler a Palavra de Deus? Eles estão perdendo suas vidas para ler a Palavra, e aí simplesmente pegam a Palavra de Deus e a chutam como se não fosse nada?”, comentou.
Suficiência da Bíblia
Chase ressaltou que os cristãos foram chamados para pregar as Escrituras, porém, há igrejas que consideram a mensagem do Evangelho insuficiente.
“Elas não acreditam que a Palavra de Deus é suficiente. Então, o que elas têm que fazer é entreter as massas para mantê-las vindo: ‘Sim, a palavra de Deus é ótima, mas temos que fazer mais coisas. A Palavra de Deus é entediante. Então, temos que acrescentar algo a ela’”, criticou o líder.
E completou: “Se você tirar o louvor, se tirar os incríveis corais, se tirar até os bancos da igreja e até a luz, se tirar tudo…. Se tivermos que nos reunir em um campo, no subsolo, você tem a Palavra de Deus, isso é tudo de que você precisa, a Palavra de Deus no poder do Espírito Santo. Olhe para a igreja perseguida hoje, é tudo o que eles têm. E é tudo o que eles precisam. Há poder na Palavra”.
E Chase Catledge ainda aconselhou: “Se você faz parte de uma igreja que faz coisas assim, saia! Vá para uma igreja que crê na Bíblia, que prega a Palavra de Deus, sem comprometê-la. Isso é uma vergonha, pois mostra os tempos em que vivemos”.
Entretenimento na igreja
Em um vídeo de saudação da Crossroads Church, exibido antes do culto ao vivo iniciar no domingo (12), o pastor Andy Reider avisou ao público que a celebração seria diferente e divertida.
“Aviso: tem pouco ou nada a ver com o futebol real ou com o Super Bowl, mas não importa em que você acredite, você vai rir”, anunciou o pastor.
“Você pode ficar um pouco confuso em algum momento, mas acredito que você experimentará e poderá experimentar Deus e a igreja de uma maneira totalmente nova. Acreditamos que a igreja pode e deve ser divertida”.
A Crossroads Church é uma megaigreja com congregações em Ohio e Kentucky. De acordo com o site da igreja, a denominação foi fundada em 1995 por “onze pessoas [que] se reuniram para fundar uma igreja para os seus amigos que não gostavam de igreja”.
A Crossroads possui uma frequência de quase 40.000 pessoas em seus templos.