O eclipse solar anular do último sábado (14) foi visto por pessoas de vários países, inclusive do Brasil. O fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra.
O eclipse foi visto primeiro na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil foi o último país a assistir ao fenômeno astronômico, no período da tarde, que teve duração de duas horas.
Conforme o G1, as regiões Norte e Nordeste foram as mais privilegiadas e puderam ver o eclipse alcançar seu ápice quando se formou o chamado "anel de fogo".
O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.
O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só no Chuí, no Rio Grande do Sul.
‘Um lembrete de que o Dia do Senhor virá’
A cantora cristã, Nívea Soares, que estava em João Pessoa, na Paraíba, postou um vídeo em seu Instagram e comentou: “Olhando isso nos termos do fim dos tempos, é interessante a gente lembrar que os céus anunciam a glória de Deus”.
“A glória do Senhor que há de cobrir toda Terra. Todos esses eventos na natureza nos lembram isso”, continuou.
“Não chega a ser o cumprimento de uma profecia, mas é um lembrete de que o Dia do Senhor virá”, concluiu.