A Bíblia alerta que nos últimos tempos as pessoas buscariam respostas em vários lugares: ... muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará. Daniel 12:4
E que as pessoas estariam ansiosas e enfadadas por tanta informação ... filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne. Eclesiastes 12:12.
Deus nos criou para crescer, multiplicar e liderar (Gênesis 1:28; Salmos 8:6). Crescer dói! O excesso de informação que não se transforma em conhecimento útil e produtivo, gera a ansiedade e medo. Por outro lado, o ser humano, cada vez mais está dependente de terceiros, máquinas e assistentes virtuais para minimizar o seu fardo de pensar.
Isso tem gerado uma dependência crítica no GPS (guia de mapa virtual), nos comentários pré moldados de textos e artigos etc., enfim o ser humano vive não mais para pensar, mas para depender de outros pensando por si.
As tecnologias são maravilhosas, porém o seu excesso limita o raciocício e o senso crítico das pessoas, tornando-as emburrecidas e dependentes delas para resolução de problemas. Quem não sabe resolver problema, apesar da tecnologia, está fadado ao fracasso.
Há várias tecnologias que estão tendo um impacto significativo e disruptivo no mundo atualmente. Algumas das mais notáveis incluem:
- Inteligência Artificial (IA ou AI, sigla em inglês): A IA está transformando setores inteiros, desde a automação industrial até assistentes virtuais e diagnósticos médicos mais precisos.
- Aprendizado de máquinas: Uma subcategoria da IA, o aprendizado de máquinas é usado para melhorar a análise de dados, personalizar experiências dos usuários e desenvolver carros autônomos, entre outras aplicações.
- Blockchain: A tecnologia por trás das criptomoedas, como a Bitcoin, tem o potencial de revolucionar sistemas financeiros, contratos inteligentes e a segurança de dados.
- Computação Quântica: Embora ainda esteja em seus estágios iniciais, a computação quântica tem o potencial de resolver problemas complexos em uma fração do tempo necessário para os computadores tradicionais.
- Biologia Sintética: A capacidade de projetar organismos vivos está levando a avanços na medicina, na produção de alimentos e na solução de problemas ambientais.
- Energias renováveis: O uso crescente de fontes de energia limpa, como solar e eólica, está transformando a matriz energética global e combatendo as mudanças climáticas.
- Tecnologias Espaciais: Empresas privadas estão tornando o espaço mais acessível, o que pode levar a avanços em comunicações, exploração espacial e recursos extraterrestres.
- Internet das coisas (IoT): A conexão de dispositivos cotidianos à internet está gerando dados valiosos e criando oportunidades em áreas como cidades inteligentes, saúde e manufatura.
- Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR): Essas tecnologias estão transformando como interagimos com o mundo digital e podem ter aplicações em áreas como educação, entretenimento e treinamento.
- Biotecnologia: Avanços na edição de genes, terapias genéticas e medicina regenerativa têm o potencial de revolucionar o tratamento de doenças e a longevidade humana
Destas todas, a Inteligência Artificial tem se sobreposto às outras, acrescentando cadência e novas formas de usá-las. O anticristo não tem capacidade de criar quaisquer coisas porque não é Deus, mas sabe muito bem, como excelente marqueteiro, usar a tecnologia para rastrear, monitorar, controlar e manipular pessoas. A Bíblia diz em João 10:10, o diabo vem senão para roubar, matar e destruir. Sendo assim, aquilo que pode ser algo bom, tem sido usado para intimidar, gerar dependência e controle, e mover a população como se fosse gado.
Nenhuma tecnologia é autossuficiente, depende de seres humanos por trás para existirem e crescerem. É importante observar que essas tecnologias têm o potencial tanto para benefícios quanto para desafios e preocupações. A adoção responsável e ética dessas inovações é fundamental para moldar um futuro melhor e mais sustentável.
Nenhuma tecnologia tem a capacidade de temer a Deus. Todas têm o viés de seus criadores, desenvolvedores e programadores. O ser humano foi criado para dominar, mas cada vez mais, está sendo acuado para as cercas do controle e manipulação de militâncias, governos autoritários, populistas, demagogos e que buscam um mundo sem Deus.
Acorda! A tecnologia deveras não é o anticristo, mas o anticristo a utilizará para o seu governo e manipulação. Que cada um de nós possa estar atento com relação da dependência tecnológica, da mornidão espiritual e da ansiedade que rouba o ânimo de continuar, tornando-se para Deus que pode nos avivar e nos tornar agentes de transformação de um mundo, que jaz do maligno, e que se prepara para usar tudo que existe de tecnologia para o seu propósito.
Fernando Moreira nasceu em São Paulo (SP) é formado em Ciência da Computação e Teologia. Mestrado em Ciência da Computação. Doutorado em teologia. Membro da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil. Associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Pastor na Igreja Batista do Povo. Executivo de uma multinacional de tecnologia. Mentor de carreiras executivas. Membro de conselho administrativo. Palestrante, conferencista, escritor de 8 livros, intérprete e executivo.