O vice-presidente de uma universidade cristã falou sobre sua convicção de que os estudantes anseiam por uma vivência espiritual profunda, e cabe às instituições de ensino assegurarem que essas necessidades sejam atendidas.
“Para muitos estudantes que vêm para a faculdade e realmente lutam espiritualmente, queremos fazer tudo o que pudermos para garantir que este seja um lugar onde eles encontrem a sua fé, se estiverem abertos a ela, ou que retornem à fé, se eles se desviaram dela", disse Tim Spivey à Fox News Digital.
Spivey é vice-presidente assistente de vida espiritual da Pepperdine University, que fica em Los Angeles, na Califórnia.
Alternativamente, os estudantes que já professam a fé cristã podem aproveitar “para construir uma fé mais forte e vibrante", afirmou ele.
3.000 estudantes reunidos
Spivey disse que "acredita que o que oferecemos aos nossos alunos aqui em termos de vida espiritual é incomparável – e o Worship Summit (Cúpula de Adoração, em tradução livre) é uma peça-chave para isso".
Recentemente, a Pepperdine realizou seu Worship Summit anual, um evento que reuniu mais de 3.000 participantes no campus da instituição em Malibu para uma noite de adoração, música e reflexão espiritual.
Em seu site, a faculdade descreveu o evento realizado em 16 de setembro como “uma noite especial de louvor, oração e pregação”.
O evento foi aberto à comunidade, conforme destacou Spivey, e aproximadamente metade dos presentes não eram estudantes da Pepperdine.
Atualmente, a escola como um todo tem cerca de 3.600 alunos de graduação.
‘Fome de Deus’
Spivey disse que hesita em acreditar nas afirmações populares de que a atual geração de estudantes universitários está perdendo rapidamente a fé.
“Estamos vendo que a próxima geração está com muita fome e sede de vida espiritual neste campus”, disse ele – algo que considerou extremamente encorajador.
“Tenho muito contato com estudantes universitários”, relatou. “Acredito que o grupo atual que está em nosso campus, esta geração, tem muito mais fome espiritual do que tenho visto historicamente em meus 30 anos de associação com esta escola e outras”.
‘Cristo é central’
Spivey enfatizou que a Pepperdine é “descaradamente centrada em Cristo”, algo que o presidente da universidade, Jim Gash, expressou como uma meta quando assumiu o cargo em 2019.
Aquele ano, 2019, também marcou o primeiro ano do Worship Summit da Pepperdine University.
Spivey explicou que Gash desejava que o compromisso com o cristianismo “fosse conhecido como algo que seria a pedra angular de sua presidência”.
O cristianismo "não é acessório – não é um hobby que temos ou algo parecido. É fundamental para o que fazemos aqui na Pepperdine."
Spivey descreveu o atual grupo de alunos de sua escola como “uma geração muito vibrante e faminta”.
Ele acrescentou: “Eles são muito mais otimistas do que acho que as pessoas pensam. Acho que, saindo do portão, eles estão famintos por conexão e comunidade”.
Uma maneira pela qual a Pepperdine facilita isso é por meio do serviço, disse Spivey. A escola oferece mais de 100 projetos de serviço todos os anos.
“Cada vez que fazemos essas coisas, os alunos conseguem se conectar uns com os outros e construir relacionamentos que estão enraizados em Cristo”, disse ele.
“E isso é algo que muda suas vidas para sempre em muitos casos.”
“Vemos a fome e a sede entre esta geração pelas coisas de Deus”, disse Spivey.
“E então estamos capitalizando essa oportunidade.”