?
— Quando disserem a vocês: “Consultem os médiuns e os adivinhos, que sussurram e murmuram”, será que um povo não deveria consultar o seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? (Isaías 8:19, NAA)
Nas Escrituras Sagradas, toda manifestação espiritual que não provém do Espírito Santo é demoníaca, por isso, deve ser rejeitada (cf. 1Jo 4:1-3). A prática da mediunidade, seja por meio da adivinhação ou quaisquer métodos mágicos, são extremamente proibidos pelo SENHOR (Dt 18.9-14) e o destino eterno dos que procuram se envolver no mundo espiritual por meios ocultos, i.e., satânicos, ainda que mascarados de “bons espíritos”, é sempre o tormento eterno (cf. Rm 2:8; 2Ts 1:8; Ap 22:15) no inferno, o lago de fogo: “Mas, quanto aos […] feiticeiros, e aos idólatras […], a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8, ACF (grifo nosso).
Demônios podem se manifestar assim?
Os demônios são constantemente chamados por Jesus de “espíritos imundos” (Mt 12.43-45; cf. Lc 11.24-26). Entretanto, eles podem se apresentar como “bons espíritos” para as pessoas leigas ou curiosas (cf. 2Co 11:14). E assim, quem não tem nenhum discernimento espiritual (Hb 5:14) pode acabar acreditando em suas mentiras. Exatamente por isso precisamos buscar o dom de “discernimento de espíritos” (1Coríntios 12:10).
Preste bastante atenção ao que o apóstolo João disse: “Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus” (1 João 4:1, NVI).
Se não for o Espírito de Deus, qualquer manifestação espiritual deve ser rejeitada!
Em relação aos parentes e irmãos que já morreram, nossa esperança está fixada na ressurreição dos mortos (cf. 1Ts 4:13-18) e não em falar com os mortos. Por que não? Porque a chave do “mundo dos mortos” (Sheol hb. | Hades gr.) está nas mãos do Senhor Jesus Cristo!
“Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.” (Apocalipse 1:18, NVI).
Sabemos que somente Jesus Cristo tem poder sobre essa questão e Ele não vai contra sua palavra para trazer benção através da desobediência (cf. Pv 28:9). Sendo assim, como acreditar em alguém que diz ter acesso ao mundo dos mortos, desobedecendo à palavra de Deus que proíbe essa prática?
Quer uma solução? Precisa de orientação? Fale com Deus (cf. Mt 6:6). Quer ser abençoado? Obedeça a sua Palavra! Entenda isso: “A desobediência só traz maldição, e a obediência é a única coisa que 'quebra' a maldição e atrai a benção (cf. Deuteronômio 28)!”
Existem pessoas que imitam perfeitamente o tom de voz, as manias e até as peculiaridades de outra pessoa e até mesmo a inteligência artificial é capaz disso! Os demônios, certamente, são capazes de imitar qualquer pessoa com muito mais precisão, pois são seres inteligentes e altamente habituados a lidar com os seres humanos desde a queda, no Éden.
A Bíblia diz que o diabo pode se transfigurar até mesmo em forma de um anjo de luz: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.” (2 Coríntios 11:14, NAA).
Portanto, os espíritos de demônios têm o poder de enganar as pessoas e até mesmo formular doutrinas! Por este motivo, a Bíblia fala de “espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” (1Timóteo 4:1, NVI). Como eles agem no mundo físico? Usando pessoas para ministrar seus enganos e heresias.
Além disso, a Bíblia fala sobre o “espírito adivinhador” (cf. Atos 16.16-18), que é capaz de revelar segredos. Sendo assim, tais espíritos podem, com facilidade, simular uma conversa contendo todos os elementos da vida de uma pessoa que já morreu, e se passar por ela enquanto engana um parente ou qualquer um que busque contato com os mortos. Entenda isso: Embora o diabo não seja capaz de descobrir os seus pensamentos, ele é capaz de reproduzir falas e comportamentos.
Isso é facilmente reproduzido, uma vez que a Bíblia diz que o diabo anda em volta das pessoas (cf. 1 Pedro 5:8), e certamente pode observar suas palavras e hábitos para guardar na memória, a fim de usar isso para depois ludibriar alguém.
Portanto, ciente de que a prática de buscar falar com mortos é expressamente condenada pelo SENHOR em toda a Escritura, leia você mesmo e seja livre! Abra sua Bíblia, confira e anote cada um desses versos, para ter certeza absoluta de que você deve ficar longe de tal prática!
(Leia e anote: Êxodo 22:18; Levítico 19:26,31; Levítico 20:6,26,27; Deuteronômio 18:9-14; 2Reis 17:14-18; 1Crônicas 10:13; 2Crônicas 33:6; Isaías 8:19,20; Isaías 47:13; Atos 16:16-18; Atos 19:18-20; Gálatas 5:20).
E agora, o que fazer?
Se você já se envolveu com isso, se arrependa, abandone tudo o que tem relação com essas coisas e faça como os convertidos da cidade de Éfeso (cf. Atos 19:18,19) onde muitas pessoas que estavam envolvidas com magia se arrependeram desse grave pecado e foram libertos e salvos pelo Senhor Jesus Cristo!
O apóstolo Paulo faz uma lista das obras da carne onde fala de várias coisas, dentre elas a idolatria e a feitiçaria: “Ora […] idolatria, feitiçarias, [...] e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” — Gálatas 5:19-21, NAA (grifo nosso).
Agora que você sabe dessas coisas, fuja da magia, feitiçaria e qualquer envolvimento espiritual fora das ações do Espírito Santo!
Que o SENHOR, “o único Deus verdadeiro” (Jo 17:3), te dê sabedoria e te guarde de se envolver de forma errada no mundo espiritual. Busque sempre respostas em Deus orando e lendo sua Palavra!
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32, ACF)
Felipe Morais é servo temente ao Senhor e atua como pastor na Igreja Batista do Reino, Bacharel em Teologia, escritor (Os Segredos da PÁSCOA: e a Salvação do Povo de Deus | Perdão: assim como nós perdoamos), atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.