Todos sabemos que o Senhor não faz acepção de pessoas. A Bíblia nos mostra que o Eterno Deus, no decorrer da história, chamou pessoas diferentes para servi-Lo. Homens, mulheres, ricos, pobres, doutos e indoutos. Entretanto, há um fato curioso nas Escrituras, o Grande Deus praticamente não chamou pessoas ociosas ao serviço.
O profeta Eliseu, por exemplo, foi chamado por Deus enquanto lavrava a terra com uma junta de bois (1 Reis 19:21). O chamado a Davi se deu enquanto ele pastoreava o rebanho de seu pai (1 Samuel 16:11-13). Já para Moisés, veio enquanto apascentava o rebanho de seu sogro Jetro (Êxodo 3:1-10). Para Gideão, enquanto malhava trigo no lagar (Juízes 6:1-14). Para Pedro, André, Tiago e João que eram pescadores (Mateus 4:18-22), para Mateus que trabalhava na coleteria de impostos (Mateus 9:09) e muitos outros trabalhadores mais.
Que lição isso nos traz? Vejamos:
1. Se você deseja ser um ministro na casa de Deus, SIRVA! Quem não está disposto a servir à Igreja dificilmente estará apto a servir como ministro.
2. Claro que existem limitações relacionadas à idade e à saúde; o que deve ser levado em conta, no entanto, é: sempre há espaço na igreja local para servir em uma área específica. Um membro que não funciona, atrofia e traz problemas ao corpo local.
Ademais, as Escrituras nos mostram:
1. Serviço cristão é o trabalho que, amorosa e sacrificialmente consagramos a Deus, visando a expansão de seu Reino.
2. O serviço cristão encontra-se fundamentado nas Escrituras Sagradas e na experiência histórica da Igreja. Assim podemos afirmar que o serviço cristão é a teologia em ação, é a ortodoxia gerando ortopraxia.
3. Foi o Senhor Jesus que, em sua encarnação, nos deixou um legado quanto ao serviço. Paulo em Filipenses nos mostra que Cristo tomando nossa forma, fez-se servo de todos, embora de tudo Senhor (Filipenses 2:5-11). Aliás, em Isaías ele é tratado como o Servo de Jeová (Isaías 53:11).
Que Deus tenha misericórdia de nós e nos ensine a sermos servos.
|
Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro e conferencista. Pregou o evangelho em países da América do Sul, do Norte, Caribe, África e Europa. Tem 32 livros publicados em língua portuguesa e um em língua espanhola. É membro dos conselhos do TGC Brasil e IBDR.
|