Somos pessoas imperfeitas tentando alcançar o ideal de vivermos uma vida perfeita. Algo nessa equação atrapalha, impede, complica tudo. Imperfeições não se dão bem com a perfeição. Lutas, tombos e tentativas se sucedem, confirmando a fúria das imperfeições que não queríamos.
Nesse contexto que escancara imperfeições, o medo se assanha, coloca as manguinhas de fora, exibe suas credenciais com orgulho. Confirmo esse clima quase toda semana. Às vezes vem de um casal, às vezes de um adolescente, outras vezes de uma pessoa de vida piedosa, também vem de gente sem religião, do mundo empresarial, do universo cultural. E o que vem quase toda semana? Declarações de medo.
Isso mesmo, medo. Nas entrelinhas, nas linhas, de formas disfarçadas, de formas declaradas. Na verdade, de todas as formas. As pessoas, cada uma do seu jeito, se aproximam, começam uma conversa e, do nada, surge a frase que tem marcado este tempo: Sabe pastor, estou com medo. Então pergunto: Por que? O que te faz se sentir assim?
As respostas são variadas, mas se eu tivesse que resumir e sintetizar todas, diria que cada medo tem sido gerado como fruto de tantas incertezas. Os pilares da nossa cultura, da nossa sociedade, da nossa educação, infelizmente, até mesmo da fé, estão num processo de violento desmoronamento. Numa expressão anda mais fácil de entender: tiraram nosso chão.
O que fazer? Existe um caminho, até para imperfeitos como nós, existe um caminho. E é o único possível. Confiar, de fato. Confiar, na prática. Confiar, para além da teoria. Confiar na força invencível do amor. Mas qual amor? A pergunta não é “qual?”, mas “quem?”.
Precisamos confiar com todas as nossas forças em Deus, no único Deus que a Bíblia define como sendo amor, a encarnação do amor, a plenitude do amor.
Quando este amor, em espírito e em verdade, dominar seus pensamentos, ações, vontades, ideais, caráter, ética e fé, você experimentará a bênção da perfeição, pois é somente através de Deus que viveremos “o perfeito amor que lança fora todo medo”. Eu preciso todo dia deste amor, você precisa, nós precisamos, o mundo precisa. Confie e creia, no final o amor vencerá!
Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.