Uma nova pesquisa da CBS News-YouGov, divulgada neste domingo (11), mostra que Donald Trump não teve a popularidade afetada pelas acusações criminais às quais responde. O ex-presidente dos Estados Unidos lidera a preferência dos Republicanos, com 61%, para voltar à Casa Branca.
A pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10 de junho. O governador da Flórida, Ron DeSantis, que entrou oficialmente na disputa no mês passado, aparece em segundo com 23%.
DeSantis é considerado um dos candidatos mais fortes do partido Republicanos na tentativa de reconquistar a Casa Branca, atualmente ocupada pelo presidente Joe Biden, um democrata.
Os demais nomes que aparecem na pesquisa estão bem abaixo dos dois primeiros, não alcançando os dois dígitos: o ex-vice-presidente Mike Pence e o senador Tim Scott, ambos com 4%, e a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, com 3%.
Para a votação nas primárias do Republicanos, 75% dos prováveis eleitores mencionaram Trump na pesquisa espontânea, enquanto 51% mencionaram DeSantis, 21% mencionaram Scott, 16% mencionaram Pence e 15% mencionaram Haley.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão programadas para serem realizadas em 5 de novembro de 2024.