Ministro é alvo de críticas no Congresso por falta de articulação do governo
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que em Brasília nem tudo parece o que é. “Brasília é difícil. Lá, fazer o certo para muitos está errado. E fazer o errado para muitos é que é o certo na cabeça deles”, explicou na sexta-feira 2, durante um evento em Itaberaba, na Bahia.
Ao lado do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Costa é alvo de críticas no Congresso — em especial, dos líderes da base governista. Conforme apurou Oeste, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também tem alguns desabafos sobre Rui Costa.
“Vou lutar com todas as minhas forças para mudar Brasília e mudar aquele jeito de encarar o que é coisa pública”, continuou o ministro da Casa Civil. Nesta semana, o governo petista quase perdeu 14 ministérios por falta de articulação política com o Congresso.
Os deputados se queixam de serem ignorados pelos ministros. “Quem é deputado tem que atender as pessoas. Se a gente não consegue falar com o ministro, ficamos de mãos atadas”, disse um parlamentar que integra o “superbloco” de Lira a Oeste. “O Padilha é um coitado. Parece que o Padilha não tem poder para nada e que o Lira tem problema com o Rui Costa.”
Até o momento, a Câmara levou sozinha todas as votações expressivas entregues ao governo. Contudo, Lira já deixou claro que a gestão petista agora deve caminhar com as próprias pernas. O incômodo do presidente da Câmara é a falta de articulação do governo com a Casa — algo que Lira já alerta há alguns meses.