Presidente do Banco Central ressaltou que juros estão altos em razão das dívidas da administração pública
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, declarou que o patamar elevado da atual taxa de juros não é culpa da autarquia, mas do governo federal, por causa das dívidas elevadas da administração pública. A fala foi proferida em entrevista ao programa Caminhos com Abílio Diniz, da CNN Brasil.
– A gente tem que tomar cuidado para não ter uma inversão de valores. Se você, empresário, está tentando pegar um dinheiro e está caro, a culpa não é do BC, porque é malvado, a culpa é do governo, que deve muito – destacou.
Durante a conversa, o chefe do BC fez questão de destacar que, se a dívida do governo fosse baixa, “o custo do dinheiro seria mais barato para todo mundo”, mas que hoje “existe um risco” que justifica a elevação da taxa de juros.
– Quando a gente pensa que o governo faz uma emissão hoje, longa, e paga uma taxa de juro real acima de 6%, isso não tem a ver com o Banco Central, isso é uma percepção de longo prazo e existe um risco que justifique que a taxa de juro real seja 6% – finalizou.